Música, experiência e mediação: a canção popular como dispositivo de memória // Music, experience and mediation: the popular song as memory device
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i1.5807Palabras clave:
Mediatização. Memória. Música.Resumen
Alguns autores definem a sociedade contemporânea como uma civilização da imagem, cujas consequências levariam ao empobrecimento da experiência e à produção técnica de uma amnésia generalizada. Em oposição a esta perspectiva, preferimos abordar as imagens no interior da mediatização – pensada como processo interacional de referência, lacunar e incompleto. Acreditamos que é preciso investigar os lugares em que a vida se encena com as imagens e para além delas. A partir da cosmogonia grega, associamos memória à experiência estética e argumentamos que a música pode ser um dispositivo de memória privilegiado ainda nos dias atuais. Para testar nossa hipótese, ensaiamos a análise da canção Triste Bahia, de Caetano Veloso.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.