Publicidade política e estratégias de representação: a visibilidade pública como «armadilha» // Political publicity and strategies of political theater: the public visibility as a “trap”
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v9i3.5359Palabras clave:
publicidade política, «teatrocracia», dramaturgia politico-mediáticaResumen
As transformações evidenciadas nas últimas décadas no mundo dos media e na esfera de acção política redefiniram, de modo substantivo, os processos de comunicação política, especificamente no que se refere às formas de revelação ou apresentação em público. Actualmente, a comunicação política é manufacturada ao detalhe para influir no sistema mediático e garantir a visibilidade e o assentimento necessários para que a lógica dramatúrgica do sistema político funcione. Desde Thomas Hobbes, passando por Elias Canetti, que o conceito de «actor» foi transferido da linguagem teatral para a linguagem política referindo-se a todos aqueles que representam palavras e simulam acções nas «tendas de campanha». Deste modo, «política» e «teatro» convertem-se em duas palavras que se unem. A acção política é posta em cena como se de uma arte cénica se tratasse, sendo que os meios de comunicação são o palco privilegiado que oferece aquiescência e assentimento às personagens do theatrum politicum. Por conseguinte, a acção política é mediatizada e teatralizada por uma retórica específica que tem nos media o espaço privilegiado de encenação. Todavia, as «luzes» trazidas pela mediatização comportam novos riscos e podem, inclusive, ter efeitos perversos. Com efeito, é neste ponto que a fabricação da publicidade política se volta contra o sistema que dela se serve. É neste ponto que a visibilidade pública se converte numa «armadilha».Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.