REFLEXÕES SOBRE O DEBATE INTERCULTURAL: CONSTRUÇÕES A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE A EXTENSÃO E A COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO NEABI (IFPR)
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v20i3.49779Palabras clave:
Extensão, interculturalidade, comunicação pública, diálogo, pluralidadeResumen
Este artigo aciona três eixos teóricos (comunicação pública, extensão universitária e interculturalidade) para compreender percepções de atores sociais de dois projetos de extensão do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, do Instituto Federal do Paraná (IFPR). A questão “como a comunicação pública pode contribuir para o desenvolvimento da extensão relacionada às ações interculturais dos projetos analisados?” motiva esse estudo exploratório, com abordagem qualitativa e adoção dos seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, pesquisa documental, observação sistemática, survey com participantes dos projetos, entrevistas e análise de conteúdo. Foram observadas possibilidades de construção da comunicação enquanto processo dialógico como uma forma de enriquecer a troca de conhecimento entre os públicos envolvidos. Os resultados fazem parte da pesquisa realizada no mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Descargas
Citas
BARDIN, Laurence. Análise do Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BHABHA, Homi. O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
BRASIL. Lei 10.172 de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 7-E, 10 jan. 2001.
BRASIL. Lei 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 151, n. 120-A, p. 2-7, 26 jun. 2014.
CANDAU, Vera Maria. Interculturalidade e educação escolar. In: CANDAU, Vera Maria (org.).
Reinventar a escola. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 47-60.
CAPOEIRANDO IFPR: saberes e práticas de um bem cultural. Curitiba, 2018. Facebook: Capoeirando-IFPR-Saberes-e-Práticas-de-um-Bem-Cultural. Disponível em: https://www.facebook. com/Capoeirando-IFPR-Saberes-e-Pr%C3%A1ticas-de-um-Bem-Cultural-2178928885457445.
Acesso em: 20 ago. 2020.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Brasil). Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/201, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 155, n. 243, p. 49, 19 dez. 2018.
DUARTE, Márcia Yukiko Matsuuchi. Comunicação e cidadania. In: DUARTE, Jorge (org.). Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2009. p. 95-115. ESTEVES, João Pissara. Sociologia da Comunicação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.
FLEURI, Reinaldo Matias. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, [Rio de Janeiro], n. 23, p. 16-35, maio/ago. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/SvJ 7yB6GvRhMgcZQW7WDHsx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 12 jul. 2020.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
GAMBOA, Sanchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007.
GIL, Patrícia Guimarães; MATOS, Heloiza. Quem é o cidadão na comunicação pública. In: MATOS, Heloiza. (org.). Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA: USP, 2012. p. 141-168.
GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da lei 10.639/03. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria. (org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 67-89.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Instrução Normativa regulamenta a implementação da Curricularização da Extensão no IFPR. Curitiba, 2021. Disponível em: https://reitoria.ifpr.edu. br/instrucao-normativa-regulamenta-a-implementacao-da-curricularizacao-da-extensao-no-ifpr/. Acesso em: 30 ago. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Missão e valores. Curitiba, 2019. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas. Curitiba, 2020a. Disponível em: https://bra.ifsp.edu.br/artigo/2-uncategorised/2801-nucleo-de-estudos-afro-brasileiros-e-indigenas. Acesso em: 30 ago. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Política de Comunicação IFPR. Curitiba, 2013. Disponível em: https://ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2013/02/POLITICA_COM_2013-revisao-em-16.12.pdf.
Acesso em: 15 maio 2020.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Reitoria divulga relatório institucional de atividades. Curitiba, 3 jul. 2020b. Disponível em: https://ifpr.edu.br/neabi-do-ifpr-divulga-relatorio-institucional-de-atividades/. Acesso em: 20 ago. 2021.
KNORR-CETINA, Karin. A comunicação na ciência. In: GIL, Fernando. (coord.). A ciência tal qual se faz. Lisboa: João Sá da Costa, 1999. p. 375-393.
KOÇOUSKI, Marina. Comunicação pública: construindo um conceito. In: MATOS, Heloiza (org.). Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA: USP, 2012. p. 71-96.
MARQUES, Ângela; MAFRA, Rennan; MARTINO, Luis Mauro Sá. Um outro olhar sobre a comunicação pública: a constituição discursiva de sujeitos políticos no âmbito das organizações. Dispositiva, Belo Horizonte, v.6, n.9, p. 76-92, 2017.
MARTINS, Lígia Márcia. A indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão como um dos fundamentos metodológicos do Ensino Superior. In: Pinho, Sheila Zambello de . (coord.). Oficinas de estudos pedagógicos: reflexões sobre a prática do Ensino Superior. São Paulo: Cultura Acadêmica: UNESP, 2008. p. 102-115.
MASSUCHIN, Michele Goulart; QUADROS, Claudia Irene de; IOSCOTE, Fabia Cristiane; OLIVEIRA, Paula Andressa de. Comunicação Pública na teoria e na empiria: aspectos da produção científica brasileira recente. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 32., 2023, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Galoá, 2023.
MATOS, Heloiza. A Comunicação Pública no Brasil e na França: desafios conceituais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 32.; COLÓQUIO BRASIL-FRANÇA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 9., 2009, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: INTERCOM, 2009.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 39/2004. Aplicação do Decreto nº 5.154/2004 na Educação Profissional Técnica de nível médio e no Ensino Médio. Brasília, DF, 8 dez. 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/ pdf_legislacao/rede/legisla_rede_parecer392004.pdf. Acesso em: 29 dez. 2020.
MIOLA, Edna; MARQUES, Francisco Paulo Jamil. Por uma definição de Comunicação Pública:
Tipologias e experiências brasileiras. In: CONGRESSO DA COMPOLÍTICA, 7., 2017, Porto Alegre.
Anais [...]. [Rio de Janeiro: Compolítica], 2017.
NÚCLEO DE DEFESA DOS DIREITOS DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS. Curitiba, 2017.
Disponível em: https://www.facebook.com/N%C3%BAcleo-de-Defesa-dos-Direitos-de-Povos-e-Comunidades-Tradicionais-175672342960112. Acesso em: 20 ago. 2020.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, Edgardo (comp.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2000. p. 777-832.
ROTHBERG, Danilo. O que não é Comunicação Pública? Percursos de afirmação de um campo científico. Organicom, São Paulo, ano 17, n. 32, p. 260-263, jan./abr. 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2004.
SANTOS, Edleise Mendes Oliveira. Abordagem comunicativa intercultural (ACIN): uma proposta para ensinar e aprender língua no diálogo de culturas. 2004. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
SARTORELLO, Stefano Claudio. La co-teorización Intercultural de un modelo educativo em Chiapas, México. Quito: Abya-Yala, 2016.
SCHMITZ, Edith. Caminhos da universidade brasileira: filosofia do ensino superior. Porto Alegre: Sagra, 1984.
SILVA, Raul Scaramella da et al. Capoeirando no IFPR: saberes e práticas de um patrimônio cultural do Brasil e da humanidade. In: JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 9.; FEIRA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFPR CAMPUS CURITIBA, 7., 2019, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2019. p. 37. Disponível em: https://ifpr.edu.br/curitiba/wp-content/uploads/sites/11/2019/11/Anais-JoCIF-e-IFTech-2019. pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.
SOUSA, Luiza Izabel Marcelino de; SOUZA, Roberto Martins de. Núcleo de defesa dos direitos dos povos e comunidades tradicionais. In: 35º. SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL, 35.,. 2017, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: UNILA, 2017. p. 287-292. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/187765572.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.
WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In: VIAÑA, Jorge; TAPIA, Luís; WALSH, Catherine (ed.). Construyendo interculturalidad crítica. La Paz: Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, 2010. p. 75-96.
WALSH, Catherine. Interculturalidad, Estado, Sociedad: luchas (de) coloniales de nuestra época. Quito: Universidad Andina Simón Bolivar: Abya-Yala, 2009.
WEBER, Maria Helena; COELHO, Marja Pfeifer; LOCATELLI, Carlos (org.). Comunicação pública e política: práticas e pesquisa. Porto Alegre: Insular, 2017.
ZÉMOR, Pierre. As formas da Comunicação Pública. In: DUARTE, Jorge. Comunicação pública:
estado, mercado, sociedade e interesse público. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. p. 85-103.
NOTAS
Ver em: https://ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2013/02/POLITICA_COM_2013-revisao-em-16.12.pdf.
Ver em: https://reitoria.ifpr.edu.br/neabi-do-ifpr-divulga-relatorio-institucional-de-atividades/.
Ver em: https://sei.ifpr.edu.br/sei/modulos/pesquisa/md_pesq_documento_consulta_externa.php?yPDszXhdoN cWQHJaQlHJmJIqCNXRK_Sh2SMdn1U-tzNvUoTLcCRUwFFo6dMWXAuRqKD-8qjbTzztRT-Agb8WpHI2VezX4Zrk7T4-_ CK_gZTb56t8rK8y2FeQ8odl4Cs7.
Ver em: https://ifpr.edu.br/curitiba/wp-content/uploads/sites/11/2019/11/Anais-JoCIF-e-IFTech-2019.pdf.
Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Coordenação do CEP/ SD de 13 de julho de 2020. Número do Parecer: 4.940.840/ CAAE: 46803521.0.0000.0102.
Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – CEP/IFPR/ Parecer CEP nº 5.055.969/ Em 22 de outubro de 2021.
Site institucional do IFPR Campus Curitiba: https://ifpr.edu.br/curitiba/.
Site institucional do IFPR Campus Paranaguá: https://ifpr.edu.br/paranagua/.
Ver em: https://drive.google.com/drive/folders/1H6o17yFxJ_xKLoy0aB2w0XmmU7ao3nlA?usp=sharing.
Ver em: https://drive.google.com/drive/folders/1H6o17yFxJ_xKLoy0aB2w0XmmU7ao3nlA?usp=sharing.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Claudia Irene de Quadros, Juliana Marques Borghi
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.