REFLEXÕES SOBRE O DEBATE INTERCULTURAL: CONSTRUÇÕES A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE A EXTENSÃO E A COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO NEABI (IFPR)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v20i3.49779

Palabras clave:

Extensão, interculturalidade, comunicação pública, diálogo, pluralidade

Resumen

Este artigo aciona três eixos teóricos (comunicação pública, extensão universitária e interculturalidade) para compreender percepções de atores sociais de dois projetos de extensão do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, do Instituto Federal do Paraná (IFPR). A questão “como a comunicação pública pode contribuir para o desenvolvimento da extensão relacionada às ações interculturais dos projetos analisados?” motiva esse estudo exploratório, com abordagem qualitativa e adoção dos seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, pesquisa documental, observação sistemática, survey com participantes dos projetos, entrevistas e análise de conteúdo. Foram observadas possibilidades de construção da comunicação enquanto processo dialógico como uma forma de enriquecer a troca de conhecimento entre os públicos envolvidos. Os resultados fazem parte da pesquisa realizada no mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Biografía del autor/a

Claudia Irene de Quadros, UFPR

Tem pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Pompeu Fabra e doutorado em Comunicação pela Universidade de La Laguna, ambos na Espanha. Jornalista e Relações Públicas pela UFPR. Professora do PPGCOMUFPR, onde orientou a pesquisa deste artigo. É líder do grupo de pesquisa COM21.

Juliana Marques Borghi, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Comunicação pelo PPGCOM-UFPR, onde desenvolveu a pesquisa discutida neste artigo. É Relações Públicas formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Profissional de Relações Públicas na UFPR. Faz parte do grupo de pesquisa COM21. 

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NOTAS

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Ver em: https://drive.google.com/drive/folders/1H6o17yFxJ_xKLoy0aB2w0XmmU7ao3nlA?usp=sharing.

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Publicado

2024-01-17

Número

Sección

Artigos