A PAUTA ANTIRRACISTA NA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v19i3.49216Palabras clave:
Comunicação, Pauta Antirracista, BrasilResumen
Com o objetivo de receber contribuições de pesquisadoras e pesquisadores que compõem o campo de investigações sobre raça, mídia e antirracismo no Brasil, ampliando o estado das investigações a ele dedicadas, propusemos à Contemporânea a organização do dossiê que aqui se apresenta. O trabalho de seleção final dos textos que compõem o dossiê foi árduo, dado o volume significativo de contribuições recebidas e a qualidade geral dos artigos. A submissão de quase 40 contribuições demonstra o crescente compromisso da área com uma pauta científica e política que descende e reverencia a fundamental importância do Centre for Contemporary Cultural Studies de Birmingham no agendamento de questões referentes à racialização, exotização, erotização e subalternização da alteridade na relação com uma ordem normativa. Reverencia, também, autoras e autores que vêm, nas últimas décadas, oferecendo um conjunto de questões direcionadas a temas como as diásporas, relações étnico-raciais, gênero e interseccionalidade, que se mostram muito produtivas para o campo da Comunicação.
Descargas
Citas
JESUS, Jonas. Alma Preta e Afirmativa: experiências contemporâneas de mídias negras na luta contra o racismo. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Mídia e Formatos Narrativos). Centro de Artes, Humanidades e Letras-UFRB, 2019.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação - episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MARTINS, Bruno. Corpo sem cabeça: o topógrafo-editor e a Petalógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
PINTO, Ana Flávia. Imprensa negra no Brasil do século XIX. São Paulo: Selo Negro, 2010.
REIS, Alane. A nação em pauta: projetos políticos e vidas negras na Revista Afirmativa. Dissertação
(Mestrado em Comunicação, Mídia e Formatos Narrativos). Centro de Artes, Humanidades e Letras-UFRB, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Jorge Cardoso Filho; Gabriela Machado Ramos de Almeida; Deivison Campos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Los autores que publiquen en esta revista deben aceptar las siguientes condiciones de derechos de autor:
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista Contemporanea y a la Facultad de Comunicación de la Universidad Federal de Bahía el derecho de primera publicación. La obra se licencia simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 (CC BY 4.0), lo que permite compartirla con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores están autorizados a establecer acuerdos contractuales adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar intercambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación de la obra publicada.