A PAUTA ANTIRRACISTA NA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v19i3.49216Palabras clave:
Comunicação, Pauta Antirracista, BrasilResumen
Com o objetivo de receber contribuições de pesquisadoras e pesquisadores que compõem o campo de investigações sobre raça, mídia e antirracismo no Brasil, ampliando o estado das investigações a ele dedicadas, propusemos à Contemporânea a organização do dossiê que aqui se apresenta. O trabalho de seleção final dos textos que compõem o dossiê foi árduo, dado o volume significativo de contribuições recebidas e a qualidade geral dos artigos. A submissão de quase 40 contribuições demonstra o crescente compromisso da área com uma pauta científica e política que descende e reverencia a fundamental importância do Centre for Contemporary Cultural Studies de Birmingham no agendamento de questões referentes à racialização, exotização, erotização e subalternização da alteridade na relação com uma ordem normativa. Reverencia, também, autoras e autores que vêm, nas últimas décadas, oferecendo um conjunto de questões direcionadas a temas como as diásporas, relações étnico-raciais, gênero e interseccionalidade, que se mostram muito produtivas para o campo da Comunicação.
Descargas
Citas
JESUS, Jonas. Alma Preta e Afirmativa: experiências contemporâneas de mídias negras na luta contra o racismo. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Mídia e Formatos Narrativos). Centro de Artes, Humanidades e Letras-UFRB, 2019.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação - episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MARTINS, Bruno. Corpo sem cabeça: o topógrafo-editor e a Petalógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
PINTO, Ana Flávia. Imprensa negra no Brasil do século XIX. São Paulo: Selo Negro, 2010.
REIS, Alane. A nação em pauta: projetos políticos e vidas negras na Revista Afirmativa. Dissertação
(Mestrado em Comunicação, Mídia e Formatos Narrativos). Centro de Artes, Humanidades e Letras-UFRB, 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Jorge Cardoso Filho; Gabriela Machado Ramos de Almeida; Deivison Campos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.