Fronteira, fusão, filme: um toque

Autores/as

  • Tunico Amancio USP

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v8i2.4804

Palabras clave:

Cinema do MERCOSUL, Co-produção cinematográfica, O toque do Oboé.

Resumen

Considerada a primeira co-produção cinematográfica no âmbito do MERCOSUL, o filme O toque do Oboé, de Claudio MacDowell se ressente de uma indefinição que demonstra de maneira cabal as dificuldades de circulação cultural e comercial de filmes entre os países vizinhos do Brasil. Mesmo amparado em tradições potentes, o projeto produtivo/associativo da realização cinematográfica emblematiza o histórico desequilibrio econômico e simbólico ainda reinante entre os países do Mercado Comum do Sul. O texto verifica algumas dessas tensões, marcadas pela relação entre cinema e literatura.

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Biografía del autor/a

Tunico Amancio, USP

Mestre e Doutor em cinema pela ECA/USP, Pesquisador na linha Cinema latino-americano, Professor Associado III do Departamento de Cinema e Vídeo e do Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado da Universidade Federal Fluminense, membro da PRALA (Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-americano).

Publicado

2011-01-19

Número

Sección

Artigos