Metáfora e metonímia na mensagem visual publicitária: uma perspectiva cognitivista para a análise retórica da imagem.
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v8i1.3831Palavras-chave:
Retórica visual, metáfora visual, metonímia visual, publicidade.Resumo
Neste artigo, propomos um diálogo entre os principais estudos sobre a retórica da imagem publicitária e as abordagens cognitivas para as figuras de linguagem, buscando demonstrar que muito do que se produziu desde Barthes (1990) pode ser correlacionado e enriquecido por insights da semântica cognitiva. Esta pesquisa objetiva identificar operadores da imagem como dispositivo comunicacional e analisar os processos de construção de sentido da metáfora e da metonímia no texto visual publicitário. Utilizando como ponto de partida uma abordagem cognitiva ambas as figuras, buscamos identificar como as relações de condensação e contigüidade atuam nos produtos midiáticos publicitários. Apresentamos então estratégias para análise de metáforas e metonímias no texto visual publicitário, utilizando como corpus um anúncio premiado pelo Clube de Criação de São Paulo.Downloads
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