O Fórum na Tela: Eleições, Debates Televisivos e Deliberação Mediada

Autores/as

  • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques
  • Ana Carolina Soares Costa Vimieiro
  • Angerson Cássio Ramos Vieira
  • Sâmia Bechelane Cordeiro de Melo

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v7i1.3604

Palabras clave:

Comunicação, Democracia, Deliberação Pública, Eleições, Debate Televisivo

Resumen

Este trabalho analisa as características discursivas de um dos debates televisivos travados entre Leonardo Quintão (PMDB) e Márcio Lacerda (PSB) ao longo da disputa eleitoral pela Prefeitura de Belo Horizonte, em 2008. O exame verifica se, e como, as práticas discursivas observadas na referida contenda atendem aos cinco requisitos apontados por Maia (2007) para a caracterização de um debate mediático de cunho deliberativo. Os requisitos são os seguintes: acessibilidade; caracterização dos atores sociais; utilização de argumentos crítico-racionais; reciprocidade e responsividade; e, por fim, a reflexividade ou a reversibilidade de opiniões. A aplicação de tais categorias permitiu observar, por exemplo, que o debate eleitoral televisivo manifesta, por sua natureza, um conjunto de limites ao desenvolvimento de razões argumentativas (sobretudo por se tratar de uma situação necessariamente conflituosa, em busca do voto). Foram encontrados, ainda, elementos a indicarem como se dá a reverberação das discussões mediáticas sobre outros âmbitos comunicativos (sejam eles formais ou informais), tornando consistente a idéia de um sistema deliberativo ampliado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Paulo Jamil Almeida Marques

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Pesquisador de Pós-Doutorado (PRODOC/CAPES) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Integrante do grupo de pesquisa EME

Ana Carolina Soares Costa Vimieiro

Aluna, em nível de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG

Angerson Cássio Ramos Vieira

Graduando em Comunicação Social pela UFMG.

Sâmia Bechelane Cordeiro de Melo

Graduanda em Comunicação Social pela UFMG

Publicado

2009-09-26

Número

Sección

Artigos