O Fórum na Tela: Eleições, Debates Televisivos e Deliberação Mediada
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v7i1.3604Palabras clave:
Comunicação, Democracia, Deliberação Pública, Eleições, Debate TelevisivoResumen
Este trabalho analisa as características discursivas de um dos debates televisivos travados entre Leonardo Quintão (PMDB) e Márcio Lacerda (PSB) ao longo da disputa eleitoral pela Prefeitura de Belo Horizonte, em 2008. O exame verifica se, e como, as práticas discursivas observadas na referida contenda atendem aos cinco requisitos apontados por Maia (2007) para a caracterização de um debate mediático de cunho deliberativo. Os requisitos são os seguintes: acessibilidade; caracterização dos atores sociais; utilização de argumentos crítico-racionais; reciprocidade e responsividade; e, por fim, a reflexividade ou a reversibilidade de opiniões. A aplicação de tais categorias permitiu observar, por exemplo, que o debate eleitoral televisivo manifesta, por sua natureza, um conjunto de limites ao desenvolvimento de razões argumentativas (sobretudo por se tratar de uma situação necessariamente conflituosa, em busca do voto). Foram encontrados, ainda, elementos a indicarem como se dá a reverberação das discussões mediáticas sobre outros âmbitos comunicativos (sejam eles formais ou informais), tornando consistente a idéia de um sistema deliberativo ampliado.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.