Questions d’environnement et contemporanéité
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v7i1.3601Palabras clave:
Ambiente, Desenvolvimento sustentável, Formação, Emprego, Responsabilidade social, ContemporaneidadeResumen
As questões do ambiente tornaram-se actualmente uma preocupação central nos países desenvolvidos. A adopção de estratégias de desenvolvimento sustentável suscita a pertinência da tomada em conta das relações entre formação, emprego e ambiente. As políticas activas de emprego desenvolvem programas específicos de formação para a protecção e a gestão do ambiente, a fim de responder à necessidade de novas competências. O sistema de formação tem um papel decisivo na satisfação das competências exigidas, daí a necessidade de definir profissões estratégicas e formações prioritárias, fazendo uma gestão antecipada das competências e das qualificações. O ambiente é um determinante importante da saúde. É necessário melhorar a tomada em consideração do impacto ambiental dos sistemas de produção, sobre as condições de trabalho e a formação. Trata-se de aspectos sociais e éticos importantes da sociedade e da responsabilidade social das empresas e dos cidadãos, visando a obtenção de um desenvolvimento sustentável que respeite o ambiente natural e melhore a qualidade de vida. A promoção da pluridisciplinaridade constitui uma etapa importante para a melhoria da prevenção dos riscos. A problemática dos riscos sanitários, do trabalho e do ambiente deve se melhorada. A participação dos especialistas das diferentes ciências humanas e sociais é importante para a promoção do desenvolvimento sustentável, havendo muito a fazer, nomeadamente, nos domínios da comunicação e da educação.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.