Folheando de mentira: leituras de jornais impressos na web
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v7i1.3599Palabras clave:
Leitura, Jornalismo Digital, Protocolo VerbalResumen
Com base em estudos do jornalismo digital, este artigo traz uma reflexão sobre a leitura de jornais simuladores de versões impressas e relata testes feitos com um grupo de sete usuários. Os periódicos lidos foram o JBOnline (de acesso aberto) e o Estado de Minas Digital (de acesso para assinantes). A investigação, de caráter qualitativo, analisa os dados gerados pela técnica do protocolo verbal e os processos de compreensão das propostas dos jornais, com base na interação dos usuários com os periódicos. Discute-se, então, o conceito de “transposição” do ponto de vista da recepção e da psicolinguística.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.