Mostras retrospectivas: A crítica publicada nos catálogos e a reconstrução de uma memória histórica do “cinema brasileiro”
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v0i0.3502Palabras clave:
Cinema brasileiro, Crítica, MemóriaResumen
A partir da primeira metade desta década, constatamos, principalmente nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, um movimento consistente de revisão crítica do cinema brasileiro através da realização de mostras retrospectivas e da publicação de “livros-catálogos” que propõem novas abordagens para a compreensão de diversos momentos e aspectos do cinema produzido no Brasil. Este artigo procura analisar o papel da crítica veiculada nessas publicações como mediadora de uma nova recepção para os filmes e como espaço de legitimação e disputas por autoridade cultural na renovação dos parâmetros de análise e classificação consolidados pela tradição crítica moderna, baseados em noções como “nação” e “autoria”. Observa-se, assim, a construção de novos cânones estéticos e políticos, assim como a defesa do cinema popular de gênero.Descargas
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