Temps, espace et la représentation de la subjectivité dans lês films de Wong Kar-wai

Autores/as

  • Ludmila Moreira Macedo

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v4i2.3494

Palabras clave:

Cinema asiático, Wong Kar-wai, Subjetividade

Resumen

Dada a importância do director Wong Kar-wai não somente no panorama do cinema de Hong Kong, mas na produção cinematográfica contemporânea como um todo, o presente ensaio propõe uma análise de sua obra concentrada no que diz respeito à problemática da identidade dos personagens. O que podemos chamar de “sujeito wongiano” pode ser analisado através de diversos elementos, tais como a tensão entre passado, presente e futuro, a relação com o espaço público e o espaço privado, as mudanças na percepção do tempo e da memória. Outra questão importante examinada no trabalho é a relação dos filmes com o contexto social e político de Hong Kong contemporânea, porque os temas de amor, solidão e alienação que invadem os protagonistas encontram relação no caráter transnacional do cinema asiático e na fusão – frequentemente problemática – entre Oriente e Ocidente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ludmila Moreira Macedo

est maître en Communication et Cultures Contemporaines pour la Faculté de Communication de l’Université Fédérale de Bahia et étudiante au doctorat à l’Université de Montréal, Canada. Boursière Capes.

Publicado

2009-07-22

Número

Sección

Artigos