Quanto vale o show dos subalternos? Pop stars de periferia em Amor, Plástico e Barulho de Renata Pinheiro // How much is the subaltern show worth? Peripheral pop Stars in Renata Pinheiro’s Amor, Plástico e Barulho

Autores/as

  • Aline Lisboa Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Osvando José de Morais Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i3.33193

Palabras clave:

Agenciamento, Cinema de Pernambuco, Grupos subalternos, Representação.

Resumen

A proposta analisa a representação de grupos subalternos no filme pernambucano Amor, plástico e barulho (2013), de Renata Pinheiro, examinando as personagens centrais e os principais temas da obra. O percurso metodológico utiliza a análise fílmica, com base em Vanoye; Goliot-Letè (2011), a fim de propor uma acurada observação, descrição e discussão acerca do filme, estabelecendo ainda uma relação com teorias que discutem Estudos dos Subalternos e cinema de Terceiro Mundo, em uma perspectiva revisitada de cinema periférico contemporâneo. Para tanto, Gayatri Spivak; Homi Bhabha; Djamila Ribeiro; Patrícia Hill Collins; Ângela Prysthon; Robert Stam são alguns dos autores que embasam nossas argumentações teóricas. Os resultados de nossa investigação apontam para um agenciamento de vozes de mulheres subalternas, realizado pela diretora, sendo este feito de modo responsável, através do trabalho cênico das atrizes principais e da construção de todo contexto trabalhado no filme.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Lisboa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Professora auxiliar do Departamento de Ciências Humanas - DCHU - da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Mídia e Tecnologia pela UNESP. Integrante do PCLA – Grupo de Pesquisa do Pensamento Comunicacional Latino-americano e do Grupo de Pesquisa Transgressões: Corpos, gêneros, sexualidades e mídias contemporâneas, ambos situados na Unesp - Campus Bauru.

Osvando José de Morais, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Professor do Programa de Pós-graduação em Mídia e Tecnologia na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Doutor em Comunicação pela ECA-USP.

Publicado

2021-03-11

Número

Sección

Artigos