A narração do nacional em El Bonaerense (2002) e em Cidade de Deus (2002) // The nationhood narration in El Bonaerense (2002) and Cidade de Deus (2002)
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i3.33162Palabras clave:
cinema argentino, cinema brasileiro, narração da nação.Resumen
O presente texto busca refletir a relação entre a narração da nação e dois textos fílmicos, El bonaerense (Argentina, 2002), dirigido por Pablo Trapero e Cidade de Deus (Brasil, 2002) dirigido por Katia Lund e Fernando Meirelles. Através de elementos analisados nos filmes buscamos apresentar a relação entre a pedagogia e a performance do nacional presente nos mesmos. As diferentes estratégias de articulação da imagem-nação e imagem-povo colocam em evidência os procedimentos para a construção da narração do nacional.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.