Um estudo preliminar sobre a experiência da leitura em reportagens em dispositivos móveis // A preliminary study on reading experience in reports for mobile devices
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i2.32186Palabras clave:
Jornalismo digital. Usabilidade. Dispositivos móveis.Resumen
A experimentação de novas estratégias de navegação e de narrativas, beneficiadas pelo avanço do design e das linguagens de programação, aponta novos “modos de fazer” e de apresentar a informação no jornalismo digital. As aqui denominadas reportagens visuais têm se reproduzido em diversos sites, integrando cada vez mais elementos como fotografias, vídeos, infográficos interativos, entre outros elementos. Este texto pretende apresentar, de forma preliminar, a experiência de leitura destas reportagens em dispositivos móveis em três principais cibermeios brasileiros – Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e O Globo, por meio de testes de usabilidade, dados quantitativos e qualitativos. Pretendemos também aliar metodologias da ciência da computação e da comunicação, como uma tentativa de experienciar o campo das humanidades digitais e do Big Data.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.