Excursões ao ciberativismo: uma análise de compreensões conceituais e tipológicas // Excursions to ciberactivism: an analysis of conceptual and typological understandings

Autores/as

  • Maria do Socorro Furtado Veloso Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • John Willian Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-0676-9828

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i1.28483

Palabras clave:

Ciberativismo, conceitos, tipologias

Resumen

Neste artigo discutimos perspectivas conceituais e classificatórias que intentam compreender o ciberativismo, aqui entendido como práticas de mobilização e ação cidadãs em e nas redes de comunicação digital distribuída, que visam a interesses coletivos comuns. Por meio de pesquisa teórica, inicialmente confrontamos as posições mais comuns de estudiosos sobre a relação internet e participação política; em seguida, apontamos perspectivas do que se compreende por ciberativismo; por fim, relacionamos classificações tipológicas sobre os diferentes tipos desse fenômeno. O estudo levou à constatação de que as diferentes noções de ciberativismo permitem englobar tanto práticas consideradas emancipadoras, como o contrário; que as tipologias criadas das e para as análises dos fenômenos partem de determinado entendimento do conceito para dar conta da diversidade de manifestações e ações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria do Socorro Furtado Veloso, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências da Comunicação, pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra o Grupo de Pesquisa Pragma - Pragmática da Comunicação e da Mídia.

John Willian Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente substituto do Departamento de Comunicação Social da mesma instituição. Integra o Grupo de Pesquisa Pragma - Pragmática da Comunicação e da Mídia.

Publicado

2020-09-29

Número

Sección

Artigos