Um outro quinhão de imagens: audiovisual on-line e Multi-Channel Networks // Another portion of imagens: online audiovisual and Multi-Channel Networks

Autores/as

  • João Martins Ladeira Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i2.26742

Palabras clave:

Estudos de televisão. Streaming. Tecnologias da informação e comunicação

Resumen

Este artigo investiga uma experiência específica para a criação de conteúdo voltado ao streaming, em sua busca por construir outras dimensões para a imagem on-line. A análise recai sobre os multi-channel networks (MCNs), produtores de conteúdo nativo que, diferenciando-se em relação ao broadcast convencional e à televisão segmentada, contam com o envolvimento tanto de conglomerados globais de comunicação, como a Disney e a Time Warner, quanto de operações de tecnologias de informação, com destaque para o Google. Construídos segundo esta associação diversa, alimentam plataformas como o YouTube, mas não apenas. Os MCNs ordenam uma lógica para a imagem que, como outras tentativas de definir a televisão do séc. XXI, inserem-se num diagrama de controle pautado pela lógica do protocolo, com conteúdo diversificado trafegando livremente por espaços variados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Martins Ladeira, Unisinos

Doutor em sociologia (Iuperj). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (Unisinos).

Publicado

2019-08-28

Número

Sección

Artigos