Credibilidade e desintermediação da notícia para o público jovem // Credibility and disintermediation of the news for young audiences
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i2.26255Palabras clave:
jovens, credibilidade, consumo de notíciasResumen
Este artigo se propõe a discutir aspectos relativos à credibilidade do noticiário jornalístico para o público jovem, tendo como pano de fundo o cenário de transformações nos processos de consumo midiático, especialmente com a ascensão das redes sociais como plataforma para o consumo de notícias. Por meio de pesquisa quantitativa recentemente aprofundada por três rodadas de grupos focais com estudantes de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), detectamos uma clara preferência por veículos da grande imprensa, em relação aos alternativos, e o gosto por uma desintermediação no acesso a informações. Via redes sociais, especialmente o Twitter, os estudantes procuram acompanhar diretamente jornalistas que consideram confiáveis, com tanto interesse quanto o que dedicam aos veículos aos quais esses mesmos jornalistas estão ligados. Estão em busca de informação e, sobretudo, de opinião balizada, para formar seus próprios pontos de vista sobre os fatos que os cercam.Descargas
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