Rap de gaúcha: performance e resistência de MCs nas cenas rap da região metropolitana de Porto-Alegre // Gaucha's rap: performance and resistance of MCs in rap scenes in Porto Alegre metropolitan region
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i1.25976Resumen
O artigo analisa os modos como as rapeiras gaúchas protagonizam ações de resistência e reinvenção de rituais nas cenas rap. Resulta de uma pesquisa etnográfica realizada entre 2014 e 2017 que investigou o consumo de rap junto aos membros da cultura hip-hop na região metropolitana da capital do Rio Grande do Sul. O texto mostra como a performance das jovens colabora para subverter lógicas de produção, modos de circular e consumir rap, (re)territorializando espaços urbanos e pautando demandas femininas através de processos comunicativos. Aborda os construtos de performance, performatividade de gênero e resistência para refletir sobre a realidade observada.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.