Corpos, afetos e interações: imagens de viajantes tatuados no Instagram // Bodies, affections and interactions: tattooed travellers images on Instagram

Autores/as

  • Lucas Gamonal Barra de Almeida Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro // Faculdade Senac Minas
  • Denise da Costa Oliveira Siqueira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i1.25956

Palabras clave:

corpo, construção das emoções, tatuagem

Resumen

Em uma perspectiva cultural, o corpo é produtor e revelador de diferentes sentidos, afetos, elemento da interação social. Da pele emergem registros e representações, notadamente com as tatuagens. As marcas gravadas na pele são signos de identidades, pertencimentos e distinções. Neste artigo buscamos observar como tais marcas, especialmente as associadas a viagens, podem estar conectadas à exaltação de experiências vividas e à materialização de emoções, assim como podem tornar-se formas de distinção social. Com objetivo de promover o debate acerca desse contexto rico em significados, exploramos os resultados da busca pela hashtag #traveltattoo no Instagram, com foco em três perfis. Como resultado, encontramos narrativas que envolvem a performance dos corpos na expressão das emoções, textos e imagens associados à coragem, liberdade e singularidade. Para fundamentar a construção do texto, trabalhamos com uma leitura da antropologia das emoções.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Gamonal Barra de Almeida, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro // Faculdade Senac Minas

Doutorando em Comunicação (PUC-Rio), Mestre em Comunicação (UFJF) e Bacharel em Turismo (UFJF). Professor da Faculdade Senac Minas e integrante dos grupos de pesquisa "Corps: Corpo, representação e espaço urbano" e "JuX: Juventudes cariocas, suas culturas e representações midiáticas". Doctoral Candidate in Communication (PUC-Rio) and Teacher at Senac Minas College.

Denise da Costa Oliveira Siqueira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP), com estágio pós-doutoral em Sociologia (Université Paris-Descartes). Professora associada do programa de pós-graduação em Comunicação da UERJ. Pesquisadora do CNPq e líder do grupo de pesquisa Corps: corpo, representação e espaço urbano. Ph.D. in Communication Sciences (ECA/USP), with postdoctoral internship in Sociology (Université Paris-Descartes). Associate Professor at the Communication Postgraduate Program of UERJ.

Publicado

2018-07-11