Diante das câmeras da televisão – o que dizem estudantes sobre os corpos no telejornalismo? // Before television cameras – what do students say about bodies in telejournalism?
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i3.25953Palabras clave:
Corpo, Telejornalismo, CulturaResumen
O artigo explora alguns sentidos atribuídos por graduandos/as de Jornalismo à exposição dos corpos de telejornalistas às lentes das câmeras de televisão. O objetivo é indicar as articulações entre a prática profissional de telejornalistas e a exposição de seus corpos na TV, sublinhando os constrangimentos culturais que eventualmente recaem sobre seus corpos desde sua formação no Ensino Superior. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com graduandos/as de Jornalismo de uma universidade privada do Rio Grande do Sul. As análises indicam que um modelo corporal é reconhecido como próprio do profissional de telejornalismo, encarnado por William Bonner. Em contraposição, emerge como alternativa a esse modelo o jornalista Cauê Fabiano. O aparato tecnológico necessário para a produção televisiva é também mencionado como algo intimidador para os/as estudantes. Os elementos trazidos pelas entrevistas possibilitam a problematização do currículo de formação dos/as jornalistas, considerando as marcas culturais que articulam corpo, jornalismo e credibilidade.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.