Quando corpos se tornam matérias: reflexões sobre a violência de gênero em fotografias de Berna Reale e Teresa Margolles // When bodies become material: reflections on gender violence in the photographs of Berna Reale and Teresa Margolles

Autores/as

  • Angie Biondi Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i1.25833

Palabras clave:

Fotografia, Copor, Violência de gênero

Resumen

Este texto procura observar como a violência de gênero tem sido abordada através de obras fotográficas recentes da produção latino-americana. Tomadas como exemplares, as artistas Berna Reale e Teresa Margolles elaboram formas distintas de apresentação de corpos, sobretudo, femininos, em produções visuais peculiares, cujos trabalhos envolvidos na reflexão sobre a violência de gênero se intensificaram ao longo dos anos 2000. Ambas tematizam a violência e tomam a fotografia como material de destaque em suas produções de modo a valorizar experiências sensíveis que busquem romper com os conhecidos quadros enunciativos que, por vezes, reforçam estereótipos, concepções e juízos de valor já tão difundidos em outras imagens, principalmente, quando se referem ao contexto latino-americano. Suas composições propõem questionarmos como as apropriações dos inúmeros corpos de mulheres assassinadas, desaparecidas, violentadas, por diversas imagens cotidianas, se tornaram cativas à própria representação de gênero, espécie de traço social persistente que parece nutrir ainda grande parte da cultura visual em nossos dias. Os corpos trazidos e elaborados nestas obras configuram situações diferenciadas das imagens que habitualmente circulam no cotidiano, de modo a negociar com a geral invisibilidade na qual suas existências sociais, culturais e políticas parecem destinadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angie Biondi, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens - Universidade Tuiuti do Paraná. Doutora em Comunicação Social pela UFMG. Pós-doutorado pela Université du Québec à Montréal.

Publicado

2018-07-11