Comunicação na ambiência digital: análise da publicidade no Instagram de marcas de vestuário // Communication in the digital environment: analysis of advertising without clothes of clothing

Autores/as

  • Graziela Frainer Knoll Centro Universitário Franciscano http://orcid.org/0000-0002-6014-2188
  • Taís Steffenello Ghisleni Centro Universitário Franciscano
  • Rafaela Milani Rezer Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i2.25733

Palabras clave:

Mídia social, publicidade, presença digital.

Resumen

Este artigo tem como objetivo geral analisar a presença digital de duas marcas de vestuário no Instagram, a fim de compreender como essa ferramenta tem sido utilizada para fins publicitários. Os objetivos específicos são: descrever o conteúdo publicado pelas marcas selecionadas no Instagram; fazer um levantamento das legendas (linguagem utilizada), hashtags e dos tipos de interação das marcas com seus seguidores; identificar as fases da presença digital (STRUTZEL, 2015) das marcas; comparar os dados encontrados em ambas as marcas de vestuário. A pesquisa qualitativa e descritiva, com análise de conteúdo, estudou postagens coletadas nos perfis do Instagram de Renner e C&A. Os resultados demonstram práticas publicitárias que diferem da publicidade não digital, pois estabelecem um campo de interações favorável à atração e à aproximação do relacionamento entre as marcas e seus seguidores.

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Biografía del autor/a

Graziela Frainer Knoll, Centro Universitário Franciscano

Professora Adjunto no Centro Universitário Franciscano, no curso de Publicidade e Propaganda e Jogos Digitais; Doutora em Letras, Estudos Linguísticos; Mestre em Letras, Estudos Linguísticos; Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda; Licenciada em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas; Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação.

Taís Steffenello Ghisleni, Centro Universitário Franciscano

Professora Adjunto no Centro Universitário Franciscano, no curso de Publicidade e Propaganda e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens; Doutora em Comunicação.

Rafaela Milani Rezer, Centro Universitário Franciscano

Graduação em Publicidade e Propaganda.

Publicado

2020-11-09

Número

Sección

Artigos