O rádio como ator político e a campanha eleitoral como um conflito noticiável: um estudo da atuação da Rádio Gaúcha nas eleições municipais de 2016 em Porto Alegre // The radio as a political actor and the electoral campaign as a newsworthy conflict
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i3.25037Palabras clave:
rádio, ator político, campanha eleitoral municipalResumen
Este estudo se propõe a refletir o rádio que atua em cobertura de eleições. Para tanto, com base em Borrat (1989), mostramos como este se constitui enquanto ator político, uma vez que, em contato com outros atores sociais, constrói seu cálculo estratégico e afeta o processo de tomada de decisões no sistema político. Essa perspectiva parte de uma lógica bastante diferenciada para compreender como o rádio atua em campanhas eleitorais (também tida como um conflito noticiável). Trata-se de uma atuação específica, pois se dá por meio da ação humana (suas equipes produtivas), que ao apresentar a informação acaba oferecendo finalidades, aprofundamentos e orientações para a audiência. A análise empírica destaca a cobertura da Rádio Gaúcha de Porto Alegre durante a campanha municipal de 2016. Tem como eixos centrais a caracterização da emissora enquanto ator político, seu discurso polifônico e as estratégias de atuação na situação de conflito. É possível afirmar que a rádio gaúcha não só narrou o conflito noticiável, como também ocupou um lugar de liderança ao se posicionar enquanto tal. Ou seja, atuou como mediadora frente aos processos políticos e à campanha, mas também foi um ator político ativo, interferindo na agenda pública e no discurso político.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.