Heróis corajosos e vilões invisíveis: mitos e símbolos arquetípicos em narrativas sobre Chernobyl // Brave heroes and invisible villains: myths and archetypal symbols in Chernobyl documental narratives
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i1.23738Palabras clave:
Chernobyl, Análise fílmica, Arquétipos, Mito.Resumen
O desastre nuclear na usina de Chernobyl em 1986 provocou enorme tensão internacional. Ao recuperar na imaginação social o temor histórico de que a energia atômica poderia causar a destruição do planeta, a circunstância despertou uma série de discursos que passaram a atribuir um sentido mítico à catástrofe. Para investigar a ocorrência dessas mitologias, a pesquisa delimitou a análise e examinou um conjunto de imagens presentes nos documentários The Battle of Chernobyl (2006) e Inside Chernobyl (2012). A partir de análise fílmica, sob a perspectiva teórica dos arquétipos e dos estudos de mitologia, identificamos um conjunto coerente de imagens simbólicas empregadas de modo deliberado nestes filmes. Observamos que as imagens arquetípicas do céu e do inferno, assim como as figuras do monstro, do herói sagrado, do vilão demoníaco e do velho homem sábio foram recursos discursivos utilizados de forma explícita para atribuir uma conotação mitológica à narrativa.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.