Transformações na estratégia do @jornalnacional no Twitter: Um panorama comparativo do perfil em 2014 e em 2016 // Transformations in the @jornalnacional's strategy on Twitter: a comparative overview of the profile in 2014 and 2016
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i3.23397Palabras clave:
Palavras-chave, Convergência midiática. Jornal Nacional. Twitter.Resumen
Resumo Essa pesquisa busca investigar de que modo o conceito emergente da convergência midiática está sendo praticado pelo Jornal Nacional em seu perfil na rede social Twitter. Na atualidade este fenômeno tem provocado uma mudança considerável na relação já existente de consumo dos produtos jornalísticos tradicionais. Cada vez mais, percebe-se o estímulo à interação pelas redes sociais afim de incorporar esse novo público advindo das redes. Além disso, a televisão, assim como os demais veículos de comunicação pré-digitais, está passando por um processo de reconfiguração para se adaptar ao novo fluxo comunicacional proposto pelo uso da internet e pela interação pelas múltiplas telas. Para compor o panorama comparativo foram utilizados dados colhidos em 2014 e em 2016 do perfil @jornalnacional, no Twitter. Para a coleta e organização dos dados gerados no período de análise foi utilizada a plataforma de análise de mídias Opsocial.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.