Sofar Sounds e controvérsias da música ao vivo: aproximações entre Teoria do Ator-Rede e o estudo da música na comunicação // Sofar Sounds and live music controversies: approaches between the Network Theory and the study of music in communication

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i3.23361

Palabras clave:

Teoria do Ator-Rede, Música ao vivo, Sofar Sounds.

Resumen

O presente artigo discute, de maneira crítica, preceitos teóricos da Teoria do Ator-Rede a partir de sua aplicabilidade – bem como seus possíveis limites – ao estudo da música ao vivo na área da Comunicação. O objetivo central aqui é – a partir de um estudo de caso da formação do Sofar Sounds (coletividade dedicada à produção de shows em configurações intimistas) – pensar a articulação da música e seu segmento ao vivo enquanto rede. Através desse estudo é possível perceber, também, como o surgimento da própria rede se dá a partir do questionamento dos modos de produção e consumo de concertos estabelecidos em contextos tradicionais e como a construção desse fenômeno se materializa em suas controvérsias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victor De Almeida Nobre Pires, Universidade Federal de Alagoas

Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Sertão. Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (2011) e Mestrado em Comunicação pelo PPGCOM/UFPE (2013). Membro do Laboratório de Análise de Música e Audiovisual (LAMA/UFPE), coordenado pelo Prof. Dr. Jeder Janotti Jr.

Publicado

2019-02-06

Número

Sección

Artigos