A ciência comunicada pelo figurino em “2001: Uma Odisseia no Espaço”: a semiologia de Barthes como ferramenta interpretativa // Science depicted by the "2001: A Space Odyssey" clothes: Barthes' semiology as an interpretative instrument
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i3.23282Palabras clave:
figurino, semiótica, comunicação da ciênciaResumen
Embora muitos considerem desatualizada a contribuição de Barthes para a análise da significação do vestuário, acreditamos que situar sua perspectiva em relação ao contexto da linguística e operacionalizar algumas de suas propostas em análises concretas figuram como formas de aproveitar os aspectos mais relevantes dos desenvolvimentos desse teórico francês. A partir da revisão dos trabalhos de diversos teóricos dos estudos da linguagem, o presente artigo objetiva articular a noção barthesiana de “sistema” com a semântica lexical de Pottier, de modo a, mediante a análise de alguns elementos do figurino do filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”, propor um ferramental interpretativo que reconhece as particularidades do discurso fílmico, em detrimento da tendência largamente difundida que transpõe mecanicamente os modelos de análise de textos verbais para o cinema. Concluímos que do diálogo teórico entre Barthes e Pottier emerge uma perspectiva analítica que pode iluminar as relações estabelecidas entre sistema e sintagma.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.