A morte em tempos de rede social digital: Facebook e o fim da vida pela ótica dos usuários//Death in times of digital social network: Facebook and the end of life from the users point of view

Autores/as

  • Heryck Luiz Jacob Sangalli Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • José Antonio Martinuzzo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i3.22518

Palabras clave:

Morte, Rede Social Digital, Facebook.

Resumen

Esta pesquisa faz parte de um estudo mais ampliado sobre a morte nas redes sociais digitais. O objetivo deste artigo é entender a percepção dos usuários do Facebook em relação aos conteúdos relativos à morte que circulam no referido site de rede social. Primeiramente, visamos a identificar e, em seguida, articular os pontos centrais de nosso arcabouço teórico: as representações da morte ao longo do tempo e o desenvolvimento das redes sociais digitais na atual sociedade midiatizada – espaço onde as representações sobre o fim da vida se reciclam e se transformam. Com essa base, o recurso metodológico da pesquisa empírica foi um questionário online aplicado aos usuários do Facebook, disponibilizado entre 4 e 25 de outubro de 2016. A nossa amostragem foi obtida a partir da reposta de 873 voluntários, que responderam 18 questões. O objetivo foi entender a percepção e a concepção de morte para pessoas que vivenciam e estão inseridas no infoterritório midiatizado do Facebook. Assim, os resultados obtidos evidenciaram que a morte está amplamente presente no cotidiano de quem utiliza o Facebook. Também pudemos verificar questões ligadas aos contextos em que surgem tais conteúdos relacionados à morte e sua circulação em rede, bem como entender a perspectiva de quem vivencia esse tipo de postagem na plataforma.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heryck Luiz Jacob Sangalli, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestre em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), graduado em Comunicação Social (UFES). Pesquisador nos grupos de pesquisa Laboratório de Comunicação e Cotidiano (ComC) e Sociedade Midiatizada e Práticas Comunicacionais Contemporâneas.

José Antonio Martinuzzo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor Doutor no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades, na mesma instituição. Lidera os grupos de pesquisa Laboratório de Comunicação e Cotidiano (ComC) e Sociedade Midiatizada e Práticas Comunicacionais Contemporâneas.

Publicado

2017-02-03

Número

Sección

Artigos