Usos da internet como meio de comunicação e fonte de informação por idosos // Uses of the internet as a communication medium and information source by elderly
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i2.21504Palabras clave:
Midiatização, Internet, Idosos.Resumen
O presente artigo consiste em um estudo que visa investigar as características de uso da internet por idosos do município de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul. Também buscamos compreender a forma com que esta tecnologia impacta no consumo de meios de comunicação por esse grupo, atravessada pelos processos de midiatização. A perspectiva teórica desta pesquisa está fundamentada no conceito de midiatização a partir das ideias de autores como Verón (1997, 2001), Fausto Neto (2006) e Sodré (2007), que discorrem acerca dos processos de inserção da mídia e do seu papel nos distintos contextos sociais. O viés metodológico se constitui a partir de questionário e entrevistas com sujeitos de grupos da terceira idade do município.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.