Jornalismo na ambiência das mídias sociais digitais: apropriação de características do Facebook em postagens de jornais brasileiros//Journalism in the ambience of digital social media: Facebook’s appropriation features in brazilian newspaper posts
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i3.20652Palabras clave:
Jornalismo Digital. Ambiência Digital. Mídias Sociais Digitais. Ecologia dos Meios. Facebook.Resumen
A partir da perspectiva sociotécnica da Ecologia dos Meios, as mídias são mais do que suportes, constituindo-se em ambiências com características que se desenvolvem na interação entre tecnologia e apropriações dos usuários. Assim, compreende-se que o jornalismo, ao se apropriar de um meio, adapta-se às suas lógicas. Na ambiência das mídias sociais digitais, características como hipertextualidade, multimidialidade, linguagem informal e conversacional, promocionalidade, participação e autorreferencialidade são apropriadas de modos distintos por parte das organizações jornalísticas em suas publicações. Neste texto, que integra uma pesquisa mais ampla, é descrita uma observação exploratória em dois corpora, de 2014 e 2015, constituídos de postagens de quatro jornais brasileiros em suas páginas no Facebook. São encontradas 19 características que podem ser atribuídas às lógicas das mídias sociais digitais no conjunto das publicações. Os resultados identificam uma adaptação maior a essa ambiência nos jornais Estadão e Zero Hora, em 2014. Entretanto, em 2015, Zero Hora é o que se apropria de mais características, seguido da Folha e do Estadão. Constata-se que O Globo demonstra um processo mais retraído de inserção nas lógicas dessas mídias nos períodos analisados.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.