Elementos de representação simbólica da cultura amazônica no programa Catalendas da TV Cultura - PA // Elements of symbolic representation of Amazon culture in the Catalendas program of TV Cultura - PA
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i2.18318Palabras clave:
Cultura Amazônica, Catalendas, Representação.Resumen
O presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir, sob a ótica dos estudos culturais e da semiótica por Lúcia Santaella em Matrizes da Linguagem e Pensamento (2001), os principais elementos de representação simbólica da cultura Amazônica no Programa Catalendas da TV Cultura- PA. A primeira etapa do trabalho adentra nos conceitos de símbolo e representação, e também no de Cultura Amazônica, para assim compor os aportes necessários à análise. No segundo momento, discorro sobre este audiovisual, veiculado em uma TV pública, na perspectiva de responder ao objetivo da pesquisa. Desse modo, os elementos de representação simbólica evocam sentidos imanentes à cultura e conduzem a um vasto campo de referências que incluem costumes, valores coletivos, tipificações estéticas, comportamentais e expectativas sociais.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.