NEWS HONORS: OS PRÊMIOS EM JORNALISMO E A INFLUÊNCIA INDIRETA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA NOTÍCIA A PARTIR DA ROTINA COGNITIVA // NEWS HONORS: JOURNALISM PRIZES AND THEIR UNDIRECTED INFLUENCE IN NEWS PRODUCTION PROCESS BY COGNITIVE ROUTINES

Autores/as

  • Robson Dias Universidade Católica de Brasília (UCB)

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i2.18110

Palabras clave:

Jornalista, Prêmios, Newsmaking, Rotinas Cognitivas

Resumen

há premiações em jornalismo para matérias, para profissionais e para empresas. Os prêmios são dispositivos dos definidores primários (HALL ET AL, 1993) que prescrevem saberes e fazeres na cultura profissional (SCHUDSON, 1993), baseados em especificidades discursivas de pautas codificadas em falas autorizadas: a serem premiadas. Neste universo, diversos atores sociais atuam em relação ao processo de produção da notícia: News Promoters, News Assemblers e News Consumers, em Molotch e Lester (1974). Os News Honors são um lócus não visto ainda na Teoria da Notícia onde se enquadram os agentes que promovem a normatização das rotinas produtivas (TUCHMANN, 1993) por meio dos prêmios, no tocante aos limites cognitivos de Traquina (1993) e às rotinas cognitivas de Sousa (2003).

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Biografía del autor/a

Robson Dias, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutor em Comunicação (UnB, 2013), Mestre em Comunicação (UnB, 2008) e Bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília (2002). Ênfase em pesquisa sobre Jornalismo e Comunicação Organizacional. Líder do grupo de pesquisa: Prêmios, Indicadores e Estratégias em Comunicação (DGP/CNPq). Coordena pesquisa sobre prêmios e responsabilidade social na Comunicação (com cooperação de equipe da ANDI, CNBB, SEBRAE, COJIRA): Prêmios em Cidadania e Responsabilidade Social: a certificação do trabalho, dos profissionais e das empresas, a partir de uma perspectiva da Comunicação Organizacional (CNPq Universal 2014). É professor adjunto do mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (PPGSSCOM/UCB), linha Processos Comunicacionais nas Organizações e membro do Grupo de Estudos Avançados de Comunicação Mediática e Organizacional.

Publicado

2017-11-10

Número

Sección

Artigos