NEWS HONORS: OS PRÊMIOS EM JORNALISMO E A INFLUÊNCIA INDIRETA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA NOTÍCIA A PARTIR DA ROTINA COGNITIVA // NEWS HONORS: JOURNALISM PRIZES AND THEIR UNDIRECTED INFLUENCE IN NEWS PRODUCTION PROCESS BY COGNITIVE ROUTINES

Authors

  • Robson Dias Universidade Católica de Brasília (UCB)

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i2.18110

Keywords:

Jornalista, Prêmios, Newsmaking, Rotinas Cognitivas

Abstract

há premiações em jornalismo para matérias, para profissionais e para empresas. Os prêmios são dispositivos dos definidores primários (HALL ET AL, 1993) que prescrevem saberes e fazeres na cultura profissional (SCHUDSON, 1993), baseados em especificidades discursivas de pautas codificadas em falas autorizadas: a serem premiadas. Neste universo, diversos atores sociais atuam em relação ao processo de produção da notícia: News Promoters, News Assemblers e News Consumers, em Molotch e Lester (1974). Os News Honors são um lócus não visto ainda na Teoria da Notícia onde se enquadram os agentes que promovem a normatização das rotinas produtivas (TUCHMANN, 1993) por meio dos prêmios, no tocante aos limites cognitivos de Traquina (1993) e às rotinas cognitivas de Sousa (2003).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Robson Dias, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutor em Comunicação (UnB, 2013), Mestre em Comunicação (UnB, 2008) e Bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília (2002). Ênfase em pesquisa sobre Jornalismo e Comunicação Organizacional. Líder do grupo de pesquisa: Prêmios, Indicadores e Estratégias em Comunicação (DGP/CNPq). Coordena pesquisa sobre prêmios e responsabilidade social na Comunicação (com cooperação de equipe da ANDI, CNBB, SEBRAE, COJIRA): Prêmios em Cidadania e Responsabilidade Social: a certificação do trabalho, dos profissionais e das empresas, a partir de uma perspectiva da Comunicação Organizacional (CNPq Universal 2014). É professor adjunto do mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (PPGSSCOM/UCB), linha Processos Comunicacionais nas Organizações e membro do Grupo de Estudos Avançados de Comunicação Mediática e Organizacional.

Published

2017-11-10

Issue

Section

Artigos