NEWS HONORS: OS PRÊMIOS EM JORNALISMO E A INFLUÊNCIA INDIRETA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA NOTÍCIA A PARTIR DA ROTINA COGNITIVA // NEWS HONORS: JOURNALISM PRIZES AND THEIR UNDIRECTED INFLUENCE IN NEWS PRODUCTION PROCESS BY COGNITIVE ROUTINES
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i2.18110Palabras clave:
Jornalista, Prêmios, Newsmaking, Rotinas CognitivasResumen
há premiações em jornalismo para matérias, para profissionais e para empresas. Os prêmios são dispositivos dos definidores primários (HALL ET AL, 1993) que prescrevem saberes e fazeres na cultura profissional (SCHUDSON, 1993), baseados em especificidades discursivas de pautas codificadas em falas autorizadas: a serem premiadas. Neste universo, diversos atores sociais atuam em relação ao processo de produção da notícia: News Promoters, News Assemblers e News Consumers, em Molotch e Lester (1974). Os News Honors são um lócus não visto ainda na Teoria da Notícia onde se enquadram os agentes que promovem a normatização das rotinas produtivas (TUCHMANN, 1993) por meio dos prêmios, no tocante aos limites cognitivos de Traquina (1993) e às rotinas cognitivas de Sousa (2003).Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.