Possibilidades de aprendizado por meio de séries televisivas: critical thinking em dr. House // Learning possibilities through television series: critical thinking in House m.d.

Autores/as

  • Renato Luiz Pucci Junior Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v14i3.18072

Palabras clave:

Televisão, Aprendizado, Critical thinking

Resumen

Exame do episódio “Clueless”, da 2.ª temporada da série Dr. House (2004-2012), com o objetivo de identificar elementos de critical thinking a que espectadores possam ter sido expostos durante a sua recepção. Ainda que a simples exposição não garanta o aprendizado, a composição audiovisual do produto pode ter facilitado a apreensão da forma argumentativa de que fazem uso os personagens. Em vista do diagnóstico correto, estes se envolvem em rodadas de debate, ou seja, numa sucessão de argumentos e contra-argumentos, conjeturas, falácias e refutações. O episódio possui características que têm por objetivo prender a atenção dos espectadores mesmo em debates herméticos devido ao jargão médico. A pesquisa tem por base a concepção de critical thinking de Robert H. Ennis, fundamentando-se também na psicologia cognitiva quanto a problem solving e insight e, em relação aos estudos de televisão, na metodologia analítica proposta por Jeremy Butler, assim como em sua utilização do conceito de hailing, e em Kristin Thompson quanto à noção de narrativa clássica na ficção televisiva.

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Biografía del autor/a

Renato Luiz Pucci Junior, Universidade Anhembi Morumbi

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – ECA/USP. Docente do PPGCOM da Universidade Anhembi Morumbi. Autor de Cinema Brasileiro Pós-moderno: o Neon-realismo (Sulina, 2008) e bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq, PQ 2. Ph.D. in Communication Science, São Paulo University - ECA/USP. Professor at Anhembi Morumbi University - Communication School. Author of Cinema Brasileiro Pós-moderno: o Neon-realismo (Sulina, 2008). Productivity researcher by CNPq - PQ 2.

Publicado

2016-12-21

Número

Sección

Artigos