RAUL LAMPIÃO DO CRATO: DIÁLOGOS TRANSVERSAIS ENTRE PRÁTICAS COMUNICATIVAS, MEMÓRIA CULTURAL E NARRATIVAS MIDIÁTICAS // RAUL LAMPIÃO DO CRATO: CROSS DIALOGUES BETWEEN COMMUNICATIVE PRACTICES, CULTURAL MEMORY, AND MEDIA NARRATIVES
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i2.18007Palabras clave:
Raul Lampião do Crato. Memória cultural. Narrativas.Resumen
Raul Lampião, personagem interpretado por Antônio Carlos Ricardo da Silva, é uma figura disposta com atributos físicos de Raul Seixas adornado com acessórios do cangaço, típicos do bando de Lampião, que faz uso de um microfone conectado a um carro de som adaptado para realizar serviço publicitário de propaganda volante na cidade do Crato (CE). O presente artigo se propõe a refletir como as práticas comunicativas (THOMPSON, 1998; FRANÇA, 2001) empreendidas por Raul Lampião dialogam com a memória cultural cratense (PINHEIRO, 2010; GRUNSPAN-JASMIN, 2006) e de que maneira suas estratégias de inserção no cotidiano conferem visibilidade ao seu personagem tanto nos meios de expressão popular quanto nos meios de comunicação de massa (CARVALHO, 2005; TRIGUEIRO, 2008). Adotou-se, portanto, como estratégia teórico-metodológica, elencar alguns dos principais traços da cultura popular cratense que foram apropriados por Raul Lampião através de novas experiências de uso. Enraizada na identidade do intérprete, a introjeção do personagem é tão intensa que a análise aponta para uma superposição entre a pessoa e a persona.Descargas
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