Lá vem a noiva: casamento e fotografia digital no Flickr // Here comes the bride: wedding and photography in Flickr
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v13i3.13986Palabras clave:
Fotografia digital, casamento, gêneroResumen
A plataforma de gerenciamento de imagens Flickr é uma vitrine do quê e como está sendo fotografado pelo mundo. A partir da análise de algumas fotografias de casamento disponíveis na plataforma é possível apontar como a fotografia digital e seu compartilhamento em rede na internet transformou a fotografia em uma ferramenta na formação da identidade de um indivíduo e de sua comunicabilidade, a qual reverbera pela sociedade visões de mundo, sentimentos, valores, e claro, papéis de gênero, especialmente em relação à noiva. A fotografia é um artefato produzido que funciona como mediador na relação que tecemos com a sociedade, a partir das estruturas e convenções sociais. A fotografia de casamento mais que um objeto-imagem, é uma maneira de ver e pensar o mundo, que elabora representações do passado, presente e futuro dentro das convenções que marcam o imaginário social e influenciam a construção do real. As milhões de fotografias etiquetadas com a tag wedding e bride nos colocam diante de padrões visuais que moldam papéis de gênero, alterando convenções e ampliando a diversidade.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.