A gente se vê pela rede: Cultura de Fãs e participação online na minissérie #FelizesParaSempre // Fan networks and online participation around the minisseries "Felizes para sempre"

Autores/as

  • Cecília Almeida Rodrigues Lima Universidade Federal de Pernambuco / Faculdade Boa Viagem
  • Janaina de Holanda Costa Calazans Unicap / Faculdade Boa Viagem

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v14i2.13919

Palabras clave:

Culturas de fãs, Redes sociais digitais, Televisão

Resumen

As emissoras de televisão passam por um momento de reflexão e reconfiguração de seus processos e formas de interação com os espectadores. Esse processo parte da observação de um cenário de convergência midiática que traz novas perspectivas para o veículo e seus conteúdos, que vão sendo incorporados às mídias digitais em sua agenda, com ênfase nas redes sociais online. Além disso, têm-se um novo espectador, cada vez mais partipativo que transformou-se em uma peça fundamental para a indústria televisiva na busca pela manutenção da audiência. Esse novo espectador vem sendo constantemente estimulado a interagir com os produtos exibidos pela televisão a partir das mídias digitais, com o objetivo de conquistar fãs e mobilizar outros espectadores em potencial. Este artigo tem o objetivo de analisar a repercussão online da minissérie Felizes para Sempre?, exibida pela Rede Globo no primeiro semestre de 2015, identificando as redes de narradores mais relevantes no Twitter, a forma como estão ligados entre si e a abrangência que atingem, assim como apontar os principais conteúdos associados à narrativa.

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Biografía del autor/a

Cecília Almeida Rodrigues Lima, Universidade Federal de Pernambuco / Faculdade Boa Viagem

Doutoranda em Comunicação Social pelo Programa de Pós graduação em Comunicação da UFPE (PPGCOM/UFPE).

Janaina de Holanda Costa Calazans, Unicap / Faculdade Boa Viagem

Doutora em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE.

Publicado

2016-08-29

Número

Sección

Artigos