Eleições, aborto e temas controversos: o ativismo político-midiático de grupos religiosos e o silenciamento do governo // Elections, abortion and controversial topics: the political and media activism of religious groups and the government silencing

Autores/as

  • Sandra Bitencourt de Barreras Rede Metodista-IPA
  • Maria Helena Weber Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v13i2.13853

Palabras clave:

Ativismo político-religioso. Aborto. Redes Sociais

Resumen

Esse texto pretende contribuir para mais reflexão em torno do tema aborto, a partir da premissa de que as instituições políticas e religiosas, no Brasil, se apropriam do tema de modo estratégico. Esta análise elegeu discursos, mobilizações, silenciamentos políticos e religiosos ocorridos na campanha presidencial de 2010 e em 2013, quando o tema aborto volta à pauta do Senado Federal, com o polêmico projeto Estatuto do Nascituro. Também foi atualizado com a caracterização e análise do perfil e das primeiras ações da 55ª legislatura no Congresso Nacional decorrente das eleições de 2014. Tendo como locus, as redes sociais na internet, o objetivo do trabalho é mostrar o processo de neutralização desse complexo e importante debate para a sociedade, considerando que enquanto as instituições religiosas se posicionam explicitamente e mobilizam seus seguidores, o governo silencia. Neste sentido, a valorização dos princípios morais e religiosos se sobrepõem a argumentos relacionados a problemas sociais, de saúde pública e danos familiares causados pela ausência do debate público sobre a criminalização do aborto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandra Bitencourt de Barreras, Rede Metodista-IPA

Jornalista, Mestre pela Universidade Autônoma de Barcelona e Doutora em Comunicação e Informação pelo PPGCOM da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Jornalismo da Universidade IPA-Metodista do RS, Assessora técnica da Fundação de Economia e Estatística do RS.

Publicado

2015-09-22