Brasil e Portugal: infâncias contemporâneas e suas culturas digitais // Brazil and Portugal: contemporary childhoods and their digital cultures
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v13i1.13133Palabras clave:
internet, infância, desigualdadeResumen
Neste trabalho, procuramos desenhar os mapas das diversas culturas digitais de meninos e meninas, em Portugal e no Brasil, a partir dos dados de duas pesquisas representativas nacionais: TIC Kids Online e Net Childen Go Mobile. Usamos o termo no plural porque entendemos que os acessos das crianças às tecnologias do online e os usos que fazem delas são diferentes de acordo com o estatuto socioeconômico dos meninos e das meninas (o que implica diferenças também em relação aos níveis de desigualdade social dos países em que elas vivem). Porém, para além do fato de que a utilização da internet está mais bem distribuída pelas crianças portuguesas do que pelas brasileiras e de que a nação da América do Sul apresenta um salto da conexão fixa para a móvel, sem passar pelos portáteis, pode-se afirmar que há uma cultura digital relativamente comum aos dois países, no sentido de que cresce em ambos o uso dos media individualizados, com acesso à internet, como celulares e tablets. Este trabalho é derivado de pesquisa de doutoramento (bolsa Capes), que trata da participação do leitorado no jornalismo infantil no Brasil e em Portugal.Descargas
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