Encontros E Desencontros Entre Tar E Ars: O Laço Fraco Entre Teoria E Método //Agreeing To Disagree On Ant And Sna: The Weak Tie Between Theory And Method
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i3.12294Palabras clave:
Teoria Ator-Rede, Análise de Redes, Métricas, Centralidade, CartografiaResumen
Esse artigo identifica e explora os problemas fundamentais na associação dos métodos de Análise de Redes Sociais (ARS) com a Teoria Ator-Rede (TAR). As primeiras três seções do artigo contextualizam o paradigma de pesquisa em comunicação voltado às redes e descrevem o desenvolvimento histórico do campo da análise de rede e da teoria ator-rede. As duas últimas seções do artigo debatem os problemas teóricos e metodológicos resultantes do emprego de métodos empíricos da análise de rede dentro do quadro teórico construtivista da teoria ator-rede. O artigo oferece um panorama sobre os limites da junção dessas duas abordagens e indica os pontos críticos que requerem atenção por parte dos pesquisadores da área. O artigo termina com uma descrição dos desafios e oportunidade para pesquisadores das ciências humanas e sociais dedicados à análise de redes de uma perspectiva teórica ou empírica.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.