Valores comportamentais na preferência de uso da rede social Twitter // Behavioral values in the usage preference of social network Twitter

Autores/as

  • Lorena Magalhães Freire da Silva Universidade da Amazônia
  • Everaldo Marcelo Souza da Costa Universidade da Amazônia
  • Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano Universidade da Amazônia
  • Emílio José Montero Arruda Filho Universidade da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v14i2.11252

Palabras clave:

Rede social. Twitter. Netnografia.

Resumen

O presente trabalho apresenta um estudo qualitativo, de caráter exploratório, sobre o comportamento dos usuários da rede social Twitter, tendo como objetivo identificar os fatores que influenciam na usabilidade, aceitação e difusão da rede social por parte dos usuários. O método utilizado à coleta e análise dos dados foi a netnografia, onde a análise é realizada a partir de informações postadas no microblogging Twitter, averiguando os círculos de afinidade, segundo as categorias de marketing, em relação aos grupos de usuários pesquisados. Em geral, buscou-se compreender que características descrevem as preferências destes usuários do microblogging, orientando-os a não se importarem com o valor utilitário da rede social para seu posicionamento e aceitação no mercado, mas buscando o envolvimento entre os múltiplos benefícios do tipo utilitário, hedônico e social, tendendo a enfatizar os atributos hedônicos como necessidades e justificando o uso da rede pelos atributos utilitários quando necessários.

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Biografía del autor/a

Lorena Magalhães Freire da Silva, Universidade da Amazônia

Mestra em Administração pela Universidade da Amazônia, professora Titular do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UNAMA

Everaldo Marcelo Souza da Costa, Universidade da Amazônia

Estudante do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia. Mestre em Administração e pesquisador Associado do grupo de Pesquisas em marketing Tecnológico da UNAMA

Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano, Universidade da Amazônia

Mestrando em Administração pela Universidade da Amazônia, pesquisador associado do grupo de marketing Tecnológico da UNAMA.

Emílio José Montero Arruda Filho, Universidade da Amazônia

Doutor em Marketing para Estratégia de Empresas pela Università Degli Studi di Bergamo (Italy), Dezembro de 2008. Professor titular do programa de Mestrado em Administração da Universidade da Amazônia– UNAMA, Belém,PA – Brasil.

Publicado

2016-08-29

Número

Sección

Artigos