Leituras do cotidano e as interseções entre o Jornalismo e as Ciências Sociais // DAILY READINGS AND THE INTERSECTIONS BETWEEN JOURNALISM AND SOCIAL SCIENCES

Autores

  • Christa Berger Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Frederico de Mello Brandão Tavares Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i1.9788

Palavras-chave:

Jornalismo, Ciências Sociais, Cotidiano

Resumo

Ao jornalismo cabe dar a ver a vida cotidiana, às ciências sociais cabe dar a conhecer o significado desta vida. Mas, se jornalistas e cientistas sociais têm o cotidiano como horizonte, é possível afirmar que ambos comungam de uma mesma pretensão. Ao fazer emergir os acontecimentos que compõem a realidade e interpretá-los a luz de um ou outro saber, os dois campos colaboram na formação de um círculo hermenêutico que remete ao conhecimento do mundo e que faz também pensar na interseção de práticas que os envolvem, na interpenetração de processos de interpretação e visibilidade. Partindo desse ponto de convergência, este texto busca debater o lugar do jornalismo no rol de saberes sobre o cotidiano, refletindo sobre dimensões de suas práticas informativas. Nesse percurso, chama-se atenção para formas de legitimação do caráter interpretativo do jornalismo, pensando-o a partir do uso e do reconhecimento que se faz dele por outras áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christa Berger, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pós-Doutora em Teorias do Jornalismo. Doutora em Ciências da Comunicação.

Frederico de Mello Brandão Tavares, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutor em Ciências da Comunicação.

Downloads

Publicado

2014-04-14