Pensar o “cinema moderno periférico”: questionamentos teórico-historiográficos // THINKING "PERIPHERAL MODERN CINEMA": THEORETICAL AND HISTORIOGRAPHICAL QUESTIONS
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i3.8873Keywords:
cinematografia nacional, cinema moderno periférico, cinema israelense, cinematography nacional, peripheral modern cinema, Israeli cinemaAbstract
O presente artigo busca lançar discussão sobre a ideia de “cinematografia nacional” a partir de Lagny e de Sorlin, em vias de estabelecer um estudo sobre o “cinema moderno periférico”, mais especificamente na América Latina. Para essa discussão, de caráter essencialmente historiográfico, abordaremos o procedimento teórico-metodológico empreendido por Schweitzer em sua revisão historiográfica do cinema israelense ao estudar o grupo de filmes sob o nome de “Nouvelle Vague Israelense” ou “Nova Sensibilidade”. The present study attempts to launch discussion on the idea of "national cinema" as from Lagny and Sorlin, order to establish a study on "peripheral modern cinema", specifically in Latin America. For this discussion, essentially historiographical, will discuss the theoretical and methodological procedure undertaken by Schweitzer in his historiographical review of the Israeli cinema as he studies the group of films under the name "Israeli New Wave" or "New Sensibility".Downloads
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