Glauber Rocha e a crítica de cinema no Diário de Notícias: periferia e resistência // GLAUBER ROCHA AND FILM CRITICISM IN DIÁRIO DE NOTÍCIAS: PERIPHERY AND RESISTANCE

Authors

  • Arlindo Rebechi Junior Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i3.8781

Keywords:

Glauber Rocha, crítica de cinema, cinema periférico

Abstract

Depois de atuar como crítico de cinema no Jornal da Bahia, em Salvador, o jovem Glauber Rocha inicia, no início dos anos 1960, sua colaboração no Suplemento Artes e Letras, do Diário de Notícias da capital soteropolitana. Inserindo-se nas disputas simbólicas em defesa de uma arte cinematográfica de autêntica nuança brasileira, a atividade deste crítico mostra-se como uma voz que demarca as tensões internas do campo cinematográfico baiano e esboça, ainda que em forma de gênese e em linhas gerais, o que mais tarde Glauber realizaria como seu manifesto mais famoso e de repercussão internacional, “Uma estética da fome”, de 1965. Para a análise, foram focalizadas neste artigo, sobretudo, as seguintes críticas cinematográficas do suplemento do Diário: “Experiência ‘Barravento’: confissão sem moldura”, de 25-26 de dezembro de 1960, e “Luz Atlântica, 1962”, publicada em 31 de dezembro de 1961.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Arlindo Rebechi Junior, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

He received a B.A. and PdD in Brazilian literature from the University of São Paulo (USP). He is professor at University of Estate of São Paulo (UNESP). Arlindo's scholarly expertise focuses on the study of Brazilian filmmaker Glauber Rocha.

Published

2013-12-11