MÚSICA, JÓVENES Y ALTERIDAD: ROCK INDÍGENA EN EL SUR DE MÉXICO // MUSIC, YOUNG PEOPLE AND ALTERITY. INDIGENOUS ROCK IN SOUTHERN MEXICO
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i3.6804Abstract
Há pouco mais de dez anos, nos Chiapas, foram criados espaços para a expressão artís- tica em que jovens falantes de uma língua indígena, do Sul do México, expressam a sua criatividade através da música, fotografia, pintura, literatura, grafite, ou em produções de vídeo ou rádio. Com estes produtos culturais, alguns resultados de políticas culturais locais e outros de iniciativas individuais ou coletivas, jovens tornam-se visíveis como novos sujeitos urbanos. Eles são atores sociais que se apropriam dos espaços públicos, onde expressam seus imaginários sobre o amor e etnias. Este artigo analisa uma dessas práticas criativas adotadas pelos jovens: a música indigena na cena rock em Los Altos de Chiapas e suas conexões com os processos de globalização. Eles criam as culturas juvenis inovadoras e formas de vida, socialização e interação com os colegas para além das fronteiras territoriais, comunitárias ou linguísticas.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.