Expressões antropofágicas: apropriação e recriação de vídeos no YouTube // Anthropophagic expressions: appropriation and re-creation of YouTube videos

Authors

  • Joana Ziller UFMG

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i3.6436

Keywords:

comportamento antropofágico, YouTube, remix

Abstract

As possibilidades de registro e compartilhamento de expressões de sujeitos comuns sofrem uma significativa ampliação a partir da digitalização de fluxos, plataformas e ferramentas de comunicação. Assim, analisamos a prática da apropriação, recriação e republicação de vídeos sob a noção de antropofagia, remetendo ao Movimento Antro- pofágico do Modernismo brasileiro. Nesse contexto, o texto parte da análise de vídeos que passaram por relegendas, redublagens, titulações e outras práticas incluídas no universo do remix, vistas como formas de expressão cotidiana daquele para quem a câmera normalmente não se volta. Conclui-se que a republicação de vídeos apropriados e modificados é também uma forma de autoria – e que é preciso repensar a questão da autoria como um todo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Joana Ziller, UFMG

Professora Adjunta do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, doutora em Ciência da Informação.

Published

2012-12-26