Expressões antropofágicas: apropriação e recriação de vídeos no YouTube // Anthropophagic expressions: appropriation and re-creation of YouTube videos
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i3.6436Keywords:
comportamento antropofágico, YouTube, remixAbstract
As possibilidades de registro e compartilhamento de expressões de sujeitos comuns sofrem uma significativa ampliação a partir da digitalização de fluxos, plataformas e ferramentas de comunicação. Assim, analisamos a prática da apropriação, recriação e republicação de vídeos sob a noção de antropofagia, remetendo ao Movimento Antro- pofágico do Modernismo brasileiro. Nesse contexto, o texto parte da análise de vídeos que passaram por relegendas, redublagens, titulações e outras práticas incluídas no universo do remix, vistas como formas de expressão cotidiana daquele para quem a câmera normalmente não se volta. Conclui-se que a republicação de vídeos apropriados e modificados é também uma forma de autoria – e que é preciso repensar a questão da autoria como um todo.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.