Caracterización del uso de Twitter por periodistas-blogueros // CHARACTERIZATION OF THE USE OF TWITTER BY JOURNALISTS- BLOGGERS
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i3.6199Keywords:
periodismo, blogs, Twitter, España, Brasil.Abstract
Twitter se ha convertido en una herramienta periodística mediante la que divulgar contenidos por parte de una gran mayoría de cibermedios. Pensando en ello, este tra- bajo analiza el uso realizado por los periodistas-blogueros de Twitter. Se trata de un análisis comparativo respecto a los tipos de cuenta que periodistas-blogueros políticos brasileños y españoles mantienen en esta plataforma de microblog, en que analizamos, además de un panorama general de las cuentas, la finalidad y los géneros ciberperio- dísticos de los tweets. A excepción de una de las cuentas de Twitter mantenidas por periodistas-blogueros que se dedica exclusivamente a la divulgación de posts del blog, las demás se caracterizan por publicar contenidos variados.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.