REVERBERAÇÕES DO SIMBÓLICO: PONDERAÇÕES EM TORNO DA CULTURA POPULAR E DE SUAS MODULAÇÕES MIDIÁTICAS // REVERBERATIONS OF THE SYMBOLIC: REFLECTIONS ABOUT POPULAR CULTURE AND ITS MEDIA MODULATIONS

Authors

  • Fabrício José Nascimento da Silveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i3.6140

Keywords:

Cultura popular, Quadros de sentido, Representação, Cultura midiática, Dispositivo midiático, Televisão.

Abstract

Resumo: Atentando para as distintas modalidades de representação e de modulação do “popular” que reverberam no âmbito dos dispositivos midiáticos brasileiros, especialmente o televisivo, o presente artigo se propõe a responder as seguintes questões: de que maneira e até que ponto os veículos de comunicação têm se apropriado das instâncias de significação que caracterizam/definem o “homem do povo”? A cultura popular encontra ressonância e alcança algum grau de reverberação e visibilidade no âmbito da esfera midiática? Que sentidos ou representações têm sido mobilizados pelos produtos da mídia, sobretudo a televisiva, para se fazer alusão ao que é do povo? Para tanto, adota como estratégias teórico-metodológicas: recuperar os principais traços conceituais que tradicionalmente têm sido evocados para se reportar ao universo simbólico que demarca a cultura popular; identificar como o “popular” tem sido incorporado/referenciado pela cultura/dispositivos midiáticos; e, por fim, analisar como ou em que medida este conjunto de postulados se converte em chave de leitura para melhor compreendermos as indagações aqui levantadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fabrício José Nascimento da Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Biblioteconomia pela UFMG e mestre em Ciência da Informação pela mesma universidade. Atualmente cursando o Doutorando em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG. Tem experiência nas áreas de Biblioteconomia e de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: história do livro e das bibliotecas; bibliotecas públicas como lugares de práticas culturais; acervos públicos de informação e a constituição dos discursos identitários nacionais; acervos públicos de informação e a política nacional de preservação da memória e do patrimônio; e diretrizes para a formação do bibliotecário no Brasil e nos países em desenvolvimento. Integrante do GRIS – Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade / FAFICH-UFMG, sob coordenação da Profa. Dra. Vera Regina Veiga França. Artigo desenvolvido como trabalho final da disciplina Cultura, cultura popular e cultura midiática, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social - PPGCOM / FAFICH-UFMG, ministrada pelas professoras doutoras Luciana de Oliveira e Vera Regina Veiga França as quais agradeço pelas valiosas contribuições.

Published

2012-09-01