Do “lixo” ao luxo: um ensaio sobre a música de pós-produção nos almodramas

Autores

  • Guilherme Maia UFRB / UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v8i2.4819

Palavras-chave:

Cinema, Música, Análise Fílmica

Resumo

O artigo apresenta a síntese dos resultados de um exercício analítico que investigou o modo como o diretor Pedro Almodóvar aplica a música de pós-produção em sua obra. Utilizando modelo metodológico adotado pelo Laboratório de Análise Fílmica (Facom/UFBA), foram analisados os dezessete longas-metragens de ficção dirigidos por Almodóvar entre 1980 e 2009, observando o modo como o diretor convoca e agencia os recursos musicais de pós-produção como estratégia de expressão cinematográfica.

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Biografia do Autor

Guilherme Maia, UFRB / UFBA

Professor adjunto do bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFRB, docente do PPGCCC (Facom/UFBA) e compositor.

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Publicado

2011-01-19

Edição

Seção

Artigos