Cinema e pesquisa em ciências sociais e humanas: contribuição do filme etnopsicológico para o estudo da infância e culturas
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v8i2.4817Keywords:
Imagem em movimento, Filme etnopsicológico, Infância.Abstract
A introdução da imagem em movimento na pesquisa veio produzir grandes desafios e modificações ao nível da observação directa e diferida, da descrição e linguagem, da interpretação e análise e da comparação e comunicação. A imagem animada fornece contributos valiosos para o desenvolvimento do conhecimento, tanto ao nível da pesquisa, como no âmbito da intervenção e da formação. O filme etnopsicológico possibilita o estudo do facto total, favorecendo a análise das várias dimensões da comunicação, o estudo da relação das representações e das práticas, facultando múltiplos significados e perspectivas de estudo, muito em particular, a análise, a descrição e a comparação intercultural. O texto realça a importância e as vantagens da metodologia fílmica, da utilização da imagem animada, das técnicas audiovisuais, no âmbito das ciências sociais e humanas e nos estudos interculturais, particularmente, no domínio da infância onde se apresentam exemplos de aplicação.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.