Cinema e pesquisa em ciências sociais e humanas: contribuição do filme etnopsicológico para o estudo da infância e culturas

Authors

  • Natália Ramos Universidade Aberta de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v8i2.4817

Keywords:

Imagem em movimento, Filme etnopsicológico, Infância.

Abstract

A introdução da imagem em movimento na pesquisa veio produzir grandes desafios e modificações ao nível da observação directa e diferida, da descrição e linguagem, da interpretação e análise e da comparação e comunicação. A imagem animada fornece contributos valiosos para o desenvolvimento do conhecimento, tanto ao nível da pesquisa, como no âmbito da intervenção e da formação. O filme etnopsicológico possibilita o estudo do facto total, favorecendo a análise das várias dimensões da comunicação, o estudo da relação das representações e das práticas, facultando múltiplos significados e perspectivas de estudo, muito em particular, a análise, a descrição e a comparação intercultural. O texto realça a importância e as vantagens da metodologia fílmica, da utilização da imagem animada, das técnicas audiovisuais, no âmbito das ciências sociais e humanas e nos estudos interculturais, particularmente, no domínio da infância onde se apresentam exemplos de aplicação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Natália Ramos, Universidade Aberta de Lisboa

Professora Associada da Universidade Aberta, Lisboa; Doutorada em Psicologia pela Universidade René Descartes, Paris V, Sorbonne; Investigadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), onde coordena o grupo de investigação: Saúde, Cultura e Desenvolvimento; Coordenadora do Mestrado em Comunicação em Saúde da Univ. Aberta; Rua da Escola Politécnica, 147, 1269-001 Lisboa

Published

2011-01-19

Issue

Section

Artigos