PODE A PUBLICIDADE SER ANTIRRACISTA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v19i3.45893

Palavras-chave:

Publicidade antirracista, Racismo, antirracismo

Resumo

Este artigo, direcionado por uma pesquisa bibliográfi ca, tem como  ojetivo prosseguir com as reflexões acerca das ideias-força de publicidade antirracista. Nesse caminho, a proposta é avançar com esse racional, construindo diálogos que orientem alguns questionamentos que vêm sendo postos face às discussões que essas ideias viabilizam. Entre essas indagações, uma basilar é considerada e trabalhada nos limites deste texto, a saber: pode a publicidade ser antirracista? Como resultados das discussões, sugere-se a compreensão de que, para além de ser ou não ser, o mais importante talvez seja a publicidade versar-se antirracista, praticar o antirracismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Leite, USP

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? São Paulo: Pólen, 2019.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Capitalismo e crise: o que o racismo tem a ver com isso? Blog da Boitempo, São Paulo, 23 jun. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3hG0tWv. Acesso em: 21 ago. 2021.

BATISTA, Leandro Leonardo; LEITE, Francisco (org.). O negro nos espaços publicitários brasileiros: perspectivas contemporâneas em diálogo. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes/Universidade de São Paulo, 2011.

BERMAN, Gabrielle; PARADIES, Yin. Racism, disadvantage and multiculturalism: towards effective antiracist praxis. Ethnic and Racial Studies, Abingdon-on-Thames, v. 33, n. 2, p. 214-232, 2010.

BERNARDES, Dora Luísa Geraldes. Dizer “não” aos estereótipos sociais: as ironias do controlo mental. Análise Psicológica, Lisboa, v. 21, n. 3, p. 307-321, 2003.

BETHENCOURT, Francisco. Racismos: das cruzadas ao século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

BONNETT, Alastair. Anti-racism. London: Routledge, 2000.

BONNETT, Alastair. The Americanisation of Anti-Racism? Global Power and Hegemony in Ethnic Equity. Journal of Ethnic and Migration Studies, Abingdon-on-Thames, v. 32, n. 7, p. 1083-1103, 2006.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. “Ideias-força” do pensamento de Boaventura Sousa Santos e a educação intercultural. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 1, p. 15-34, 2016.

COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política de empoderamento. São Paulo: Boitempo, 2019.

DEI, George J. Sefa. Anti-racism education: theory and practice. Halifax: Fernwood Publishing, 1996.

DELGADO, Richard; STEFANCIC, Jean. Critical race theory: an introduction. 3. ed. New York: New York University Press, 2017.

FERNANDES, Pablo Moreno. A carne mais barata do mercado na publicidade: representatividade negra em anúncios publicitários. Líbero, São Paulo, v. 24, n. 47, p. 179-196, 2021.

GILLBORN, David. Racism and antiracism in real schools. Buckingham: Open University Press, 1995.

GILLBORN, David. Critical race theory and education: racism and anti-racism in educational theory and praxis. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, Abingdon-on-Thames, v. 27, n. 1, p. 11-32, 2006.

GOMES, Nilma Lima. O movimento negro educador: saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis: vozes, 2017.

GONZALEZ, Lélia. Primavera para as rosas negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa. São Paulo: Diáspora Africana, 2018.

GOSZTYLA, Maya et al. Responses to 10 common criticisms of anti-racism action in STEMM. PLoS Comput Biol, San Francisco, v. 17, n. 7, e1009141, 2021.

GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado, Brasília, DF, v. 31, n. 1, p. 25-49, 2016.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Trad. Daniel Miranda e Wiliam Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUCRio, Apicuri, 2016.

KENDI, Ibram X. How to be an antiracist. New York: One World, 2019.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2020.

LACY, Stephen; SIMON, Todd. The Economics and Regulation of United States Newspapers. Norwood: Ablex Pub. 1993.

LEITE, Francisco. As brasileiras e a publicidade contraintuitiva: enfrentamento do racismo pela midiatização da imagem de mulheres negras. São Paulo: Alameda/FAPESP, 2018.

LEITE, Francisco. Para pensar uma publicidade antirracista: entre a produção e os consumos. In: LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo (org.). Publicidade Antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: ECA-USP, 2019. p. 17-65.

LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo. A publicidade contra-intuitiva e o efeito ricochete. Revista Galáxia, São Paulo, n. 15, p. 155-166, 2008.

LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo (org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: ECA-USP, 2019.

MAIO, Gregory et al. Effects of anti-racism messages on intergroup attitudes: the moderating role of attitude ambivalence. Group Processes & Intergroup Relations, Thousand Oaks, v. 4, n. 4, p. 355-372, 2002.

MAGENDZO, Abraham. Pensamiento e ideas-fuerza comum la educaciócomumen derechos humanos em Iberoamerica. Santiago: OIE-Chile; CREALC-UNESCO, 2009.

MARTINS, Carlos Augusto de Miranda e. Racismo anunciado: o negro e a publicidade no Brasil (1995- 2005). 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

MEGHJI, Ali. Contesting racism: how do the black middle-class use cultural consumption for antiracism? Identities, Abingdon-on-Thames, v. 27, n. 5, p. 595-613, 2019.

MUNANGA, Kabengele. (org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Educação, SECAD, 2005.

MURJI, Karim. Using racial stereotypes in anti-racist campaigns. Ethnic and Racial Studies, Abingdonon-Thames, v. 29, n 2, p. 260-280, 2006.

OSTA, Kathleen; VASQUEZ, Hugh. Implicit Bias and Structural Racialization. National Equity Project, Oakland, [20--]. Disponível em: https://bit.ly/3KkwDTM. Acesso em: 21 ago. 2021.

PEDERSEN, Anne; WALKER, Iain; WISE, Mike. ‘‘Talk does not cook rice’’: Beyond anti-racism rhetoric to strategies for social action. Australian Psychologist, Abingdon-on-Thames, v. 40, n 1, p. 20-30, 2005.

PEREZ, Clotilde. Ecologia publicitária: o crescimento sígnico da Publicidade. In: PEREZ, Clotilde et al. (org.). Ontologia Publicitária: epistemologia, práxis e língua – 20 anos do GP de Publicidade da Intercom. São Paulo: Intercom, 2019.

SODRÉ, Muniz. Pensar nagô. Petrópolis: Vozes, 2017.

SODRÉ, Muniz. Comunicação e Racismo. Cultne, [S.l.], 2018. Disponível em: https://bit.ly/3tEYGGK. Acesso em: 19 ago. 2021.

SODRÉ, Muniz. Do lugar de fala ao corpo como lugar de diálogo: raça e etnicidades numa perspectiva comunicacional. Reciicomum, Rio de Janeiro, v. 13, n. 4, p. 877-886, 2019.

SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão a Bolsonaro. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2019.

REYNOLDS, Jason; KENDI, Ibram X. Marcados: racismo, antirracismo e vocês. Rio de Janeiro: Galera, 2021.

VAN CUILENBURG, Jan. On competition, access and diversity in media, old and new: Some remarks for communications policy in the information age. New Media & Society, Thousand Oaks, v. 1, n. 2, p. 183-200, 1999.

WEGNER, Daniel M. Ironic processes of mental control. Psychological Review, Washington, v. 101, n. 1, p. 34-52, 1994.

Downloads

Publicado

2022-05-02